sábado, 25 de junho de 2011

Governo Vai desativar TV analógica

Seguindo o que já foi feito em outros países, o Brasil deve encerrar as transmissões de TV analógica em 2016. Até lá, as emissoras precisam ampliar a cobertura digital


A TV digital ainda tem, no Brasil, cobertura muito inferior à dos sinais analógicos

O governo vem trabalhando na ampliação da cobertura da TV digital no país como preparação para o encerramento das transmissões analógicas, previsto para 2016. O planejamento para a alocação de canais digitais de televisão estará pronto até o final de julho.

A informação foi dada na última reunião do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, no início de maio, pelo superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Apkar Minassian. Com isso, o planejamento fica pronto um ano antes do previsto.
O desligamento dos sinais analógicos no país deve acontecer em 2016. A expectativa é que, até lá, a cobertura da televisão digital terrestre no Brasil seja igual ou superior à cobertura da televisão analógica atual. Existem aproximadamente 6,3 mil canais analógicos outorgados, e que atendem 2,2 mil municípios. O Plano Básico de Televisão Digital, por enquanto, conta com 4 mil canais, o que permite o alcance de mais de mil municípios.



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Saiba quais as tecnologias disponíveis para televisores.

Observe a seguir o quadro comparativo entre as tecnologias disponíveis.

Tecnologia, evolução, construção
LCD – (Display de Cristal Líquido) – é uma tecnologia onde a tela funciona como um anteparo que controla a passagem da luz, para formar a imagem. No TV de LCD, existe uma iluminação traseira (back light) atrás da tela de cristal liquido, feita por uma lâmpada tipo fluorescente.
TV LCD
Conforme o controle eletrônico (corrente elétrica) os pontos brilham ou não, ou seja, a imagem é formada pela permissividade ou não de passagem da luz emitida por trás. Sem corrente elétrica, o cristal liquido é transparente. Na presença da corrente, ele se torna opaco.
Vantagens- Baixo consumo de energia
- Melhor eficiência comparando-se com os antigos televisores de tubos (CRT)
- Menor desgaste da tela (Display)
- Custo de manutenção menor do que os de plasma e CRT
- Melhor geometria, Tela fina e leve
Desvantagens
- Baixa resolução principalmente em vídeo composto analógico (TV a cabo)
- Ângulo de visão reduzido
- Iluminação mínima constante das partes pretas, reduzindo o contraste
- Falta de uniformidade da luz traseira provocando deformação da imagem
- TV LCD


PLASMA
Tecnologia, evolução, construção
Tela formada por células com gás em seu interior, montadas entre duas partes de vidro, que emitem ondas eletromagnéticas quando excitadas pela corrente elétrica. O gás então ionizado pela presença da corrente elétrica se transforma em plasma, emitindo luz.
O brilho da tela é reforçado pela presença de uma camada de fósforos que brilham, excitados pelo plasma.
Vantagens
- Emissão de luz pelas células da tela, proporcionando melhor brilho, contraste e resolução
- Cenas escuras, com corte de luz
- Melhor ângulo de visão
- Melhor uniformidade da luz em todas as partes da tela
Desvantagens
- Maior índice de desgaste e defeito, devido às fontes para excitar as células
- Maior emissão eletromagnética – luz ultra-violeta
- Aparelho com maior profundidade e mais pesado
- Dificuldade de montagem de telas menores do que 40”
- TV PLASMA



TV LED 
Tecnologia, evolução, construção
É o mesmo TV de LCD, com uma modificação importante: a iluminação traseira, que no LCD convencional é feita por lâmpadas; no TV com LED, é feita por um painel de diodos emissores de luz, montado atrás do display de cristal Liquido. A tela é a mesma do TV LCD.
Vantagens
- Permanece com Baixo consumo de energia
- Maior uniformidade da luz traseira
- Melhor resolução em vídeo componente e HDMI
- Profundidade ainda mais reduzida – os Leds ocupam menor espaço do que as lâmpadas (back light)
Desvantagem
- Também apresenta baixa resolução em vídeo composto analógico
- Como é uma tecnologia nova, o custo ainda está muito alto
- TV LED




OLED (Diodo emissor de luz orgânica) 
Tecnologia, evolução, construção
Tela feita por polímeros, com material tipo orgânico, com emissão de luz própria. Pode-se fazer uma analogia com o vaga-lume, cujo estudo deu vida a essa tecnologia. Sistema ainda adotado somente pela Sony.
Vantagens- Emissão e corte de luz pelas próprias células da tela. Não necessita de backlight adicional
- Melhor brilho e contraste
- Melhor ângulo de visão
- Tela fina e flexível
- Maior resolução
- Baixíssimo consumo
Desvantagens
- Custo ainda muito alto.
- As telas ainda são reduzidas, não chegando a 40”.
- A durabilidade da tela ainda é baixa e depende da evolução dos processos de fabricação
- TV OLED


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sony Ericsson anuncia o lançamento de três novos aparelhos

Cada aparelho tem seu publico alvo. Dois dos aparelhos virão acompanhados do sistema operacional Android 2.3.

A Sony Ericsson anunciou nesta quarta-feira (22 de junho), o lançamento de três novos dispositivos, dois deles acompanhados do sistema operacional Android 2.3 (Gingerbread). Os três aparelhos, conhecidos pelos nomes Xperia Ray, Xperia Active e Sony Ericsson txt, estará disponíveis para venda a partir do terceiro trimestre de 2011.

Xperia Ray


O Xperia Ray combina elementos de design do Xperia X10 e do Xperia Arc e traz um menu redesenhado e aparência mais fina que os aparelhos que lhe servem de inspiração. Com somente 9,4 milímetros de espessura e 100 gramas de peso, a novidade conta com câmera de 8,1 Megapixel e tela de 3,3 polegadas com resolução 854 x480 pixels. O aparelho estará disponível em quatro cores, com preço aproximado de US$ 470.


O Xperia Active foi desenvolvido com foco nos usuários que costumam praticar esportes. O dispositivo conta com uma tela de 3 polegadas (com resolução 320 x 480) resistente a riscos que, segundo a fabricante, é capaz de operar de forma precisa mesmo utilizando dedos suados. O dispositivo também possui resistência à água, além de ser construído em material que evita o acúmulo de poeira.

  Xperia Active


O aparelho também possui GPS integrado, conectividade Bluetooth e um barômetro interno, além de uma faixa para braços que permite uma maior estabilidade durante a prática de corridas. O preço do Active não foi divulgado, mas a Sony Ericsson garante que ele será inferior ao do Xperia Ray.

O Sony Ericsson txt é um aparelho mais simples, e único que não dispõe do sistema operacional Android, tendo como objetivo permitir o acesso rápido a redes sociais e sites de relacionamento. O dispositivo possui tela de 2,6 polegadas, teclado QWERTY físico e um botão de atalho para o envio de mensagens SMS.

Xperia txt


O aparelho também acompanha aplicativos que permitem verificar as atualizações publicadas por até cinco amigos no Twitter e no Facebook. O dispositivo, que não possui conectividade 3G, estará disponível em quatro cores, por um preço aproximado de US$ 150. 

terça-feira, 21 de junho de 2011

Novo Smartphone da Nokia tem design futurista


O primeiro aparelho da Nokia com sistema MeeGo (versão 1.2 Harmattan), desenvolvido em parceria com a Intel, possui tela capacitiva AMOLED de 3,9 polegadas (854 x 480 pixels de resolução), de vidro curvado e sensível ao toque. 

Porém o N9 não possui um botão na página principal, o que, de acordo com a Nokia, facilita a navegação pelo usuário por entre as três telas iniciais existentes. É possível desbloqueá-la a partir de qualquer ponto da mesma.


O N9 pode vir com 16GB ou 64GB de capacidade, 1GB de memória RAM, processador OMAP3630 de 1GHz, GPU PowerVR SGX530, Bluetooth 2.1, NFC e GPS. Tudo fabricado em um case de policarbonato oferecido em três cores distintas (azul, vermelho e preto).

Os únicos botões existentes no smartphone são o de volume e o da câmera fotográfica. Segundo a Nokia, o N9 é o primeiro aparelho com tecnologia Dolby Digital Plus e Dolby Headphone para áudio.

Já as fotos são registradas por uma câmera de 8 megapixels, com lente Carl Zeiss grande-angular, captura de vídeo em alta definição (720p), flash LED, diversos modos de cena e editor de imagem.
 
A decisão da Nokia de lançar seu primeiro e último aparelho com sistema MeeGo - já que a empresa decidiu adotar o sistema Windows Phone para seus próximos celulares - causou estranheza entre especialistas e o mercado, uma vez que o próprio CEO da Nokia, Stephen Elop, também aproveitou para reforçar a parceria com a Microsoft e afirmar que os primeiros aparelhos com esta plataforma chegam ainda em 2011.

O N9 será lançado ainda este ano, porém a Nokia não confirmou prazos e preços. 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sony vai lançar tablets em setembro


Os dois modelos são bem diferentes, o S1 vem com tela de 9,4 polegadas e se parece com uma revista com a capa dobrada para trás. Já o S2 tem duas telas de 5,5 polegadas e pode ser dobrado ao meio. Os dois modelos tem certificado para PlayStation é sistema operacional Android.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Tela de LCD transparente e a nova aposta do futuro


A LG e a Samsung ja estão fabricando as novas telas de LCD transparente! 

Sharp e NHK anunciam TV de 85 polegadas


A Sharp lança a primeira televisão LCD de 85 polegadas compativel com Super HI-Vision, que vai muito além do full HD. Esse e o resultado de uma parceria com a emissora de TV japonesa NHK. 

Megaware lança novo netbook


A empresa nacional caracteriza a nova máquina como ideal para ser transportada, pois é pequena e leve. 

sábado, 11 de junho de 2011

Motorola Photon 4g traz chip Tegra 2


A Motorola apresentou nos Estados Unidos seu novo smartphone Photon 4G com processador dual-core. O aparelho traz tela sensível ao toque de 4.3 poelgadas, processador dual-core  nVidia Tegra 2 1GHz, 16GB de memória interna e 1GB de RAM, câmera frontal VGA e câmera traseira com 8MP e que captura vídeos em alta definição 1080p HD. O Photon 4G também possui teclado QWERTY deslizante.

Além disso, o smartphone virá embarcado com sistema operacional Android 2.3 (Gingerbread), conectividade com rede 4G e suporte à rede 3G e conta com uma nova versão do MotoBlur, que agrega funcionalidades corporativas e mais segurança, embora a empresa tenha afirmado que não irá mais trabalhar com esta marca.
O Photon 4G estará disponível no próximo mês nos Estados Unidos pela operadora Sprint, porém as empresas ainda não revelaram o preço do aparelho.